Pub

Conhece a História da Música - Despacito

Você pode até não aguentar mais ouvir a música Despacito tocando nas rádios, mas uma coisa é preciso ressaltar sobre esse hit: essa é a canção mais reproduzida da história do streaming, bateu recordes no Youtube e no Spotify e atingiu o público de praticamente todos os principais mercados fonográficos do mundo. Ou seja: Despacito é um verdadeiro sucesso mundial!
 
Foto: DOL
 
Mas você conhece a história dessa música? Sabe que ela foi composta com a contribuição de uma compositora de família brasileira? Confira alguns fatos importantes sobre a criação desse hit das paradas de sucesso!

Como surgiu a música Despacito e qual foi a sua repercussão no mundo?

Despacito foi gravada pelos cantores porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee. O gênero musical é o consagrado reggaeton, um ritmo latino bastante envolvente e sensual. Para atingir alguns mercados importantes, a canção também teve uma parceria estratégica com o cantor canadense Justin Bieber.

A música foi lançada pela Universal Music Latin Entertainment, em janeiro de 2017, e logo se tornou um fenômeno. Entre as marcas alcançadas por "Despacito" estão:

Versões original e remix com mais de 4,6 bilhões de reproduções em plataformas como YouTube e Spotify.

  • Liderança no ranking do streaming;
  • Mais de 1,6 milhão de cópias vendidas apenas entre os meses de fevereiro e abril de 2017;
  • Mais de 1,2 bilhão de visualizações do clipe oficial no YouTube;
 
Mais de 15 semanas consecutivas na lista da Billboard das 100 músicas mais ouvidas.
 
 
O sucesso foi criado pelo cantor Luis Fonsi e pela compositora panamenha Erika Ender, que é filha de uma brasileira. Ela inclusive afirma que o Brasil é sua segunda casa.
 
Atualmente, Erika é uma das mais consagradas compositoras do Panamá e se tornou ainda mais reconhecida depois de assinar a música Despacito com Luis Fonsi.
 
Em uma entrevista a uma TV dos Estados Unidos, Fonsi disse que já estava com alguns versos prontos para a canção há dois anos e que se reuniu com sua amiga Erika Ender em Miami para criar a versão final da música. Depois de pronto, o hit ganhou as contribuições decisivas de Daddy Yankee e Justin Bieber.
 
Ao ser lançada no Youtube, a versão remix do sucesso acumulou mais de 20 milhões de views em apenas 24 horas. A participação de Justin Bieber foi uma surpresa para os compositores e para o intérprete da canção.
 
 
Durante o processo de criação, os compositores decidiram que a letra da música deveria ser sexy, mas sem vulgaridades. Os versos ganharam, então, uma malícia sutil.
 
Essa não foi a primeira parceria entre Luis Fonsi e Erika Ender. Eles também escreveram juntos a música "Tentación", lançada em 2014.
 
A compositora quase brasileira por trás do sucesso de Despacito já ganhou um Grammy Latino, foi destaque no Latin Billboard e ocupa uma posição privilegiada na relação das 50 mulheres mais poderosas da América Central, pela revista Forbes.
Foto: Site de Curiosidades

Pub