Pub

ADN de fezes de cão vão para análise de modo a multar donos irresponsáveis

Deixar os excrementos de cão no chão já dá multa em muitos locais do mundo. Mas, um município espanhol vai mais longe no que diz respeito a apanhar donos irresponsáveis, analisando o ADN das fezes de cão encontradas nas ruas.
 
Parets del Vallès, um pequeno município ma região de Barcelona, faz parte de uma rede de cidades que vai penalizar os donos de cães que deixem os excrementos dos animais na rua. Tudo isso através de uma análise genética.
 
Os responsáveis municipais, cansados das queixas constantes por causa das fezes de cão espalhadas pelo chão, decidiram implementar um projeto capaz de identificar os donos que não cumprem com a lei.
 


 
“Vimos que este tipo de iniciativas já são levadas a acabo nos EUA, onde as pessoas em algumas localidades têm que apresentar a identificação genética do animal de estimação.”, disse Oscar Ramírez, diretor do projeto.
 
Depois de tratarem dos termos burocráticos, a cidade desenvolveu uma campanha de apoio aos habitantes para registarem o ADN dos animais. “Passamos dos 700 animais inscritos para mais de 1200.”, disse Sergi Mingote, presidente da câmara.
 
Com os animais registados, uma equipe da câmara recolhe amostras de excrementos na rua, que depois são enviados para um laboratório.
 
“Quando nos chega uma amostra, a primeira coisa que fazemos é comprovar se tem um ADN único.”, explica Ramírez. “É que pode acontecer que um outro animal tenha urinado em cima da amostra, invalidando, assim, a prova.” 
 
Desde o início do projeto, foram recolhidas oito amostras, mas apenas duas foram penalizadas Os donos dos animais foram sancionados com uma multa de 300 euros! “Com estas sanções, queremos implementar mudanças de comportamento.”, diz o presidente da câmara. 
 
O que acha dessa iniciativa? 
 
Compartilhe essa história se acha que medidas como essa deveriam ser implementadas em mais cantos do mundo!
 
Fonte e Fotos: Histórias com Valor